Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
24 de junho de 2016 às 08:00

Brexit ou não

O mercado das chamadas “agências de comunicação” é profundamente inquinado pelo carácter “negro” dos serviços que prestam aos políticos que as pagam

Tenho aquilo que os anglo-sáxonicos chamam demixed feelingssobre o Brexit. Por um lado, acho que as razões do Reino Unido para sair são boas, não necessariamente aquelas que estão na base da campanha do Brexit, mas as que têm a ver com o esmagamento cada vez maior que a UE faz da democracia, do poder dos parlamentos, da megalomania burocrática. Nos últimos anos, são as críticas do Reino Unido que são mais certeiras quanto ao estado do União, a sua obsessão de criar um estado transnacional, o excesso de controlo sobre as legislações nacionais a partir de uma burocracia não eleita e a imposição de monopolíticas genéricas a todos os países europeus.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.