Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
15 de setembro de 2022 às 20:00

Anda tudo embasbacado com a rainha…

A nostalgia da pompa e circunstância, que desapareceu em grande parte nas repúblicas e nas monarquias laicizadas, ainda fascina muita gente que parece necessitar de um espectáculo desta natureza, um royal reality show.

…não com a Rainha histórica, que merece discussão e análise, mas com a densidade de símbolos, e com a parafernália de encenações, vestuários, rituais, que tornam a monarquia inglesa a última monarquia do mundo que se toma a sério. E, isso é que é interessante, que muita gente toma a sério. Na verdade, a nostalgia da pompa e circunstância, que desapareceu em grande parte (só em parte) nas repúblicas e nas monarquias laicizadas, ainda fascina muita gente que parece necessitar de um espectáculo desta natureza, um royal reality show. Presumo que se questionados por uma escolha entre monarquia e república a esmagadora maioria diria que é republicana. Mesmo no Reino Unido há muito mais republicanos do que parece nestas cerimónias de adulação colectiva, mas a associação identitária com uma Rainha que nunca foi muito amada, mas morreu em santidade, faz parte das “particularidades dos ingleses” como a excentricidade de Boris Johnson ou a existência do partido mais bizarro da Europa, o Monster Raving Looney Party, obra do “Screaming Lord Sutch”. Mas já chega, não?As críticas que me entram por um ouvido e me saem por o outro

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

Gaza e a erosão do Direito Internacional

Quando tratados como a Carta das Nações Unidas, as Convenções de Genebra ou a Convenção do Genocídio deixam de ser respeitados por atores centrais da comunidade internacional, abre-se a porta a uma perigosa normalização da violação da lei em cenários de conflito.

Por nossas mãos

Floresta: o estado de negação

Governo perdeu tempo a inventar uma alternativa à situação de calamidade, prevista na Lei de Bases da Proteção Civil. Nos apoios à agricultura, impôs um limite de 10 mil euros que, não só é escasso, como é inferior ao que anteriores Governos PS aprovaram. Veremos como é feita a estabilização de solos.