Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
23 de outubro de 2015 às 08:00

A questão presidencial

O próximo Presidente pode vir a mandar e ser como a Rainha de Inglaterra, a que erradamente se atribui ausência de poder e que o tem, enorme, em momentos de crise. As suas decisões, a começar pela mais importante, e que poderá ter de tomar quase à cabeça de ser eleito, incluem saber se vai ou não convocar novas eleições

No meio da grande turbulência política que se vive, e a que não reajo com o desdém de quem acha que a democracia é só manter o que está – e neste caso, até agora, estou até em consonância com os "mercados", o Deusex machinados dias de hoje –, é sempre arriscado escrever com antecedência. Vai-se saber, depois deste artigo estar entregue, o que vai fazer o Presidente e que Governo será apresentado à Assembleia e veremos os mil e um incidentes, alguns certamente instrutivos, que vão ocorrer.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.