Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
30 de outubro de 2015 às 08:00

A questão presidencial (2)

Marcelo é conservador em muitas matérias, mas está muito mais próximo da matriz social-democrata do PSD do que a actual direcção do partido. E quando digo mais próximo é muitíssimo mais próximo

1. A candidatura de Marcelo Rebelo de Sousa é a mais importante candidatura à direita pelos apoios recebidos, embora o candidato a tente colocar num terreno mais centrista. Não penso que o faça por mera táctica eleitoral, mas pela compreensão de que a combinação entre a forte deslocação do PSD para fora do terreno da social-democracia, a sua aliança no âmbito de uma frente de direita com o CDS, e a subsequente radicalização da vida política, não correspondem ao seu pensamento sobre a política e a sociedade portuguesa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.