Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
16 de dezembro de 2021 às 14:00

A nossa distracção com Rendeiro

Na corrupção em Portugal, há três actores principais, que umas vezes actuam em conjunto, noutras actuam essencialmente no seu “meio”: política, negócios, futebol.

Rendeiro roubou um banco, ou como dizia Brecht, criou um banco e fez à volta disso várias malfeitorias. Condenado, fugiu. Foi apanhado e será provavelmente enviado de volta para cumprir a sua pena. A justiça cometeu vários erros e osmediatornaram a "questão Rendeiro" num maná. Algumas coisas justificaram-se, outras são exploração mediática de uma história cuja importância é empolada, e apresentada como muito mais importante do que é.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.