Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
09 de dezembro de 2021 às 14:00

A demissão de Cabrita

Quando se fizer a história desta pandemia, ela vai ser uma história da desigualdade e da exclusão, ambas demasiado características dos nossos dias, muito para além dos deslumbramentos tecnológicos, que muitos tomam como os sinais deste tempo.

Não vale a pena acrescentar nada a tudo o que já se disse do antigo ministro Cabrita. Desde a história das violências do SEF que ele se deveria ter ido embora. Mas ele acrescentou uma pedra maior no lastro que o tem afundado: a culpa, como é costume, é do motorista. Não há um átomo de solidariedade, por muita culpa que o motorista tenha, estou certo que o ministro nunca lhe disse para andar mais devagar. Ausência de pena, com o morto e a sua família, ausência de solidariedade para quem o estava a servir. Não se trata de ocultar responsabilidades, mas apenas mostrar preocupação pela sorte de alguém cuja vida vai também ficar virada do avesso. Não foi um robot que morreu, não era um robot que o levava a ele. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.