Sábado – Pense por si

José Pacheco Pereira
José Pacheco Pereira Professor
15 de setembro de 2019 às 13:00

A corrida à boa nota ambiental

Os problemas ecológicos são de enorme gravidade. Mas uma coisa é a sua relevância objectiva, outra o deixar capturar o discurso público por um vocabulário ortodoxo, cerrado, sem valor científico e muito pobre politicamente

Eu podia dizer que poucas coisas revelam tanto o carácter superficial da acção política quanto a sua dependência da moda do momento, o que significa também uma dependência daquilo a que se chama a "agenda mediática". Só não digo "poucas coisas" porque na realidade são muitas, esta é apenas uma delas. O exemplo nestas eleições é a urgente, emergente, climática obsessão com o ambiente, com as causas ecológicas, e a ecologia. Na verdade, é hipocrisia pura, ou a cobardia de ir com a onda. Nada disto avança um átomo a tomadas de medidas consistentes para defrontar a degradação ecológica do planeta. Serve apenas para aprovar medidas como as multas às beatas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.