Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
12 de março de 2021 às 18:52

A coragem tem muitos nomes: um deles é António Aly Silva

Depois de ser raptado e espancado, a primeira coisa que fez foi ligar-se à internet e voltar a publicar no seu blogue o que outros não querem mesmo que seja publicado. É isso a coragem. E são poucos os que a têm desse tamanho

Ser jornalista implica muitas coisas. Independência, honestidade, humildade e um desejo de fazer do mundo um lugar melhor. Mas há alguns jornalistas, pelos temas a que se dedicam - que incomodam interesses ou poderes - que precisam de uma outra característica: a coragem. E há alguns, pelo local onde exercem a profissão - porque não é o mesmo ser verdadeiramente jornalista em Portugal ou na Guiné Bissau, por exemplo - em que essa coragem os leva a colocar em risco a própria vida em nome de um ideal: o revelar a todos o que está a acontecer na sociedade que os rodeia. 

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.