Sábado – Pense por si

Nuno Rogeiro
Nuno Rogeiro
21 de janeiro de 2017 às 08:00

Trump: o legado Obama

No fim desta semana, se não houver mais nenhuma tragédia (além da divisão federal), a América muda de cara, de rumo, de ideias, e, se calhar, de temperamento. Talvez interesse, uma vez mais, compreender o que se passou e porque se passou. E explicar o que liga Trump a Obama

Os Estados Unidos já viveram momentos de ruptura piores. A Guerra Civil só acabou há 151 anos. E no último meio século tivemos tumultos que inflamaram grandes cidades, lei marcial em vários estados, eleições ganhas por um palmo (Kennedy, 1960, Bush, 2000), um Presidente assassinado, outro baleado, um outro forçado a demitir-se (Nixon) e finalmente outro julgado pelo congresso (Clinton).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.