Sábado – Pense por si

Leonor Caldeira
Leonor Caldeira Advogada
29 de dezembro de 2023 às 08:00

As festas foram boas? Vamos a contas

No Natal, são habitualmente os homens que rejeitam a existência de desigualdades de género relevantes nos dias de hoje aqueles que se dedicam exclusivamente a aparecer, comer, beber, falar e descansar. À custa, evidentemente, das mulheres que cozinham, põem e levantam a mesa, arrumam e limpam.

DIA 26 DE DEZEMBRO é o dia em que deixo de desejar “boas festas” e passo apenas a querer um “bom ano”, mas só até ao dia de Reis. Depois disso, acabam-se os meus cumprimentos festivos. Cada um terá a sua regra: há quem faça votos de feliz ano novo até março e eu não tenho nada contra isso, até acho bastante simpático.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.