Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
01 de agosto de 2020 às 13:00

Sobre ouriços e raposas

Eis uma distinção possível entre os seres humanos. Existem aqueles que perseguem um único princípio explicativo, capaz de ordenar o caos que nos rodeia. E existem aqueles que perseguem fins distintos, por vezes contraditórios entre si, abandonando qualquer pretensão de sistema

Sou uma raposa, filho de raposas. Não enlouqueci, embora com uma introdução destas o leitor possa pensar que sim. Em minha defesa, trago Isaiah Berlin para a conversa e o ensaio que a Guerra & Paz, com irretocável bom gosto, acaba de publicar entre nós.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O centro, esse buraco negro

O centrismo tem sido proclamado por diversas personalidades que não têm a mais pálida ideia do que fazer ao país. É uma espécie de prêt-à-porter para gente sem cultura política e, pior que isso, sem convicções ou rumo definido.

O sono da razão

A coisa aqui está Preto

Legitimada a sua culpa, estará Sócrates tranquilo para, se for preciso, fugir do país e instalar-se num Emirado (onde poderá ser vizinho de Isabel dos Santos, outra injustiçada foragida) ou no Brasil, onde o amigo Lula é sensível a teses de cabalas judiciais.