Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
04 de julho de 2020 às 13:00

Papéis trocados

Para Catarina Martins, a “sinalização” de certas freguesias só serve para “estigmatizar” quem lá vive ou trabalha. Para ela, seria preferível ocultar a verdade e, quem sabe, permitir que as populações se contaminassem mutuamente em nome da inclusão

CATARINA MARTINS gostaria que houvesse mais oferta de transportes públicos na região de Lisboa para evitar o contágio. Faz bem. Dois estudos recentes – um da Universidade da Virginia, outro do MIT – chegaram à conclusão de que os negros americanos são mais atingidos pela Covid-19 porque, entre outras razões, também dependem mais do transporte público. A pobreza mata, sim, e de várias formas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

O paradoxo FET

Importa recordar que os impostos são essenciais ao funcionamento do Estado e à prossecução do interesse público, constituindo o pilar do financiamento dos serviços públicos, da justiça social e da coesão nacional.

Encostar Israel pressionar o Hamas

Falar de "Paz no Médio Oriente" é arriscado. Mas o acordo de cessar-fogo celebrado no Egito foi a melhor notícia desde 7 de outubro de 2023. Desarmar o Hamas e concretizar a saída das IDF de Gaza serão os maiores desafios. Da Ucrânia vêm exemplos de heroísmo e resistência. Em França cresce o fantasma da ingovernabilidade.