Sábado – Pense por si

João Pereira Coutinho
João Pereira Coutinho Politólogo, escritor
06 de novembro de 2024 às 23:00

Homens e mulheres

Nos últimos 50 anos, Downing Street já teve três primeiras-ministras. Todas conservadoras. Os trabalhistas nem sequer líderes da oposição conseguiram eleger. E se abrirmos o ângulo para o resto da Europa, o desequilíbrio é ainda mais expressivo.

MULHERES. Precisamos de mais mulheres na política. E depois, quando elas aparecem, há um teste de pureza ideológica que as desqualifica para o cargo. Aconteceu com Kemi Badenoch, a nova líder dos conservadores britânicos. A sra. Badenoch, de ascendência nigeriana, subiu ao topo do mais exclusivo clube político do Ocidente. Mas uma parlamentar trabalhista, também negra, não tem dúvidas: estamos na presença da supremacia branca de rosto escurecido.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.