Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
28 de outubro de 2020 às 07:00

Super-Trump

A avaliar por uma notícia recente do The New York Times, dir-se-ia até que as semelhanças entre Tarzan e Trump, duas crianças grandes fugindo das responsabilidades dos crescidos, são bem maiores que as diferenças.

Edgar Rice Burroughs, o escritor dos 26 romances protagonizados por Tarzan, morreu há 70 anos. Apesar de ser um talento menor, Burroughs é considerado um dos "pais" da ficção científica, ao lado de Júlio Verne, Henry Rider Haggard (autor do êxito As Minas do Rei Salomão, traduzido por Eça de Queirós) ou H. G. Wells (O Homem Invisível). Porque, além de Tarzan, criou histórias fantásticas ambientadas em Vénus, em Marte e noutros planetas, incluindo o interior da Terra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.