Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
08 de maio de 2019 às 09:00

Retornados (3.ª parte)

Para a população que nunca saíra do torrão natal, (...) os retornados eram concorrentes num mercado laboral e habitacional escasso ou apertado, a atravessar uma crise sem precedentes

O extraordinário afluxo de retornados – durante o PREC, num curto intervalo de tempo, chegaram de rajada, a Portugal, país que tinha então uma população de menos de 9 milhões de habitantes, entre 500 e 700 mil pessoas oriundas as ex-colónias – constituiu um factor de enorme instabilidade que agravou ainda mais, até extremos por vezes insuportáveis, o estado de coisas no período pós-revolucionário.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.