Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
12 de fevereiro de 2020 às 09:00

Patriotices

À semelhança de Pinheiro Chagas, quando acusou Eça de Queirós de contribuir para a degradação do prestígio português, por ter afirmado que “o nosso império do Oriente fora um monumento de ignomínia”, André Ventura não se cansa de gritar que está grávido de patriotismo

Sempre que oiço André Ventura – um belo rapaz, o que se chama uma jóia – lembro-me do retrato que um tal Eça de Queirós fez de Manuel Pinheiro Chagas. A mesma verve, a mesma fome de pátria, a mesma preocupação com o passado épico de Portugal, a mesma capacidade de se elevar acima dos seus contemporâneos e passar a pente fino as glórias nacionais. Ambos excelentes almas!

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?