Sábado – Pense por si

João Pedro George
João Pedro George
14 de novembro de 2018 às 09:00

Herdeiros e bastardos: Lobo Antunes, Pulido Valente e José Saramago

Há coisas importantes e decisivas que traem uma cumplicidade de pontos de vista entre António Lobo Antunes e Vasco Pulido Valente – e não me refiro à circunstância de se terem casado quatro vezes, de fumarem Marlboro e gostarem de ser fotografados com o cigarro entre os dedos

Na semana passada coloquei António Lobo Antunes (ALA) e Vasco Pulido Valente (VPV) cara a cara e procurei demonstrar que a aproximação entre ambos é rica de sentido. Para quebrar barreiras e estabelecer uma espécie de simpatia mútua – vivemos todos na esperança de que um verdadeiro encontro entre Vasco e António possa ainda produzir-se –, tentei explicar que os dois devem ser compreendidos em termos freudianos e que as respectivas entrevistas funcionam como mecanismos de substituição do divã psicanalítico, ou seja, um lugar onde é possível falar das fragilidades e assumir a carência de afectos sofrida no ambiente da infância. Com isso, pretendia mostrar que aquilo que assemelha ALA e VPV é mais interessante do que aquilo que os separa.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?