Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
03 de abril de 2024 às 23:00

Ventura e a cartilha da vítima

O Chega, como se viu, quer poder, mesmo que sejam sobras. E isso, para lá de desgastar, vai acabando com a vitimização. Daqui em diante, de cada vez que Ventura falar de tachos alguém lhe deve lembrar os tachistas que vai tendo no sistema que tanto critica.

A cartilha da vítima sempre foi um instrumento poderoso. Ser vítima tem enormes vantagens: dá prestígio social, promove e fomenta reconhecimento. É um potente gerador de direitos e de autoestima, imuniza contra críticas, transforma a vítima num concentrado de reivindicação, pretensão, desejo de ter o poder ou de condicionar o seu detentor.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Urbanista

A repressão nunca é sustentável

Talvez não a 3.ª Guerra Mundial como a história nos conta, mas uma guerra diferente. Medo e destruição ainda existem, mas a mobilização total deu lugar a batalhas invisíveis: ciberataques, desinformação e controlo das redes.