Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
10 de abril de 2024 às 23:00

Abril maior que o pensamento

O fim da guerra, a liberdade, a igualdade entre portugueses, perante a lei e o Estado, a igualdade de oportunidades, são as causas maiores do 25 de Abril de 1974, mas sobretudo da vida em si própria.

Por alturas de abril, do Abril maior que o pensamento, gosto de escrever ao meu amigo Franco, com quem tantas vezes celebrei duplamente a jornada abrilista. Nos anos de Coimbra, onde estudávamos pelos idos de 80, o golpe militar dos cravos e a libertação italiana na II Guerra Mundial, a 25 de Abril de 1945, um dia tão luminoso como o nosso, foram sempre de celebração obrigatória. Com as cantorias habituais, do Zeca ao Bella Ciao, as histórias de um Portugal que ele amava e de uma Itália que o desencantava. Portugal e a sua revolução iluminavam-lhe a alma. Daqui a pouco, a ausência de Franco fará 20 anos, mas creio que lá por cima andará a celebrar os 50 anos da nossa revolução como poucos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.