Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
07 de novembro de 2019 às 05:30

Os donos da democracia

Os iluminados que dizem agora que a democracia está em risco com a compra da TVI pela Cofina nunca tiveram tal acesso de lucidez quando Sócrates e amigos queriam comprar tudo e juntar ao portfólio dos meios públicos, cuja submissão davam por adquirido

A ideia de que a compra da TVI pela Cofina, empresa detentora desta revista, "comporta um sério risco de diminuir o pluralismo jornalístico e a diversidade de opiniões nos media em Portugal", na síntese de Mário Mesquita, vogal da ERC, é espantosa. Mesquita dá a alegada autoridade académica a uma tese tremendista, dita em tom mais grosseiro por meia dúzia de personagens disfarçadas de comentadores e jornalistas, de que a democracia está em risco. Não fazem por menos: a democracia está em risco! A democracia não está em risco por causa da corrupção ou de um sistema político cada vez mais autista e fechado sobre si próprio e os seus interesses clientelares, imagine-se, mas por causa da compra da TVI pela Cofina.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.