Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
30 de outubro de 2019 às 05:30

A última cartada de Sócrates

Nunca como agora um juiz esteve tão no centro de um processo em instrução como Ivo Rosa. Sócrates joga tudo numa decisão favorável do magistrado, mas se isso não acontecer fica muito mais perto do fim, ainda que só conte a prova feita em julgamento

A defesa de Sócrates joga tudo no "seu" julgamento. É assim que os apoiantes e os defensores do ex-primeiro-ministro têm visto a fase de instrução, a decorrer sob a condução do juiz Ivo Rosa, que é também uma das grandes esperanças de Sócrates, na medida em que é visto como o único e verdadeiro juiz – imparcial e cego – que tocou até agora no processo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.

Visto de Bruxelas

Cinco para a meia-noite

Com a velocidade a que os acontecimentos se sucedem, a UE não pode continuar a adiar escolhas difíceis sobre o seu futuro. A hora dos pró-europeus é agora: ainda estão em maioria e 74% da população europeia acredita que a adesão dos seus países à UE os beneficiou.