Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
28 de outubro de 2023 às 10:00

O que nos resta de Humanidade

Ao fim de três semanas de guerra, os ataques de uns e outros visam civis indefesos, transformados em meros peões de um ódio letal entre os radicais dos dois lados, bem expresso na linguagem bélica tanto de Nethanyahu como de Qassem.

O que são crimes de guerra? Em todos os livros de Direito e História, em todas as convenções internacionais, é claro. Pelas convenções de Genebra, que consensualizaram planetariamente a lista de crimes de guerra, não há que enganar. Estão lá o homicídio intencional, a tortura, a tomada de reféns, os bombardeamentos contra civis, por aí adiante. O massacre do Hamas, o cerco implacável de Israel a Gaza, a tomada de reféns, os bombardeamentos indiscriminados são, inequivocamente, crimes de guerra.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro