Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
01 de junho de 2017 às 12:16

O que nos diz o BPN e Oliveira Costa

O BPN é mais do que um escândalo bancário e criminal. É uma das páginas mais sombrias do regime, cuja história integral dificilmente se conhecerá algum dia. Que sirva, ao menos, para que erros tão trágicos não se repitam

A condenação de Oliveira Costa a 14 anos de prisão ocorreu poucos dias antes de ser declarada uma confiança dos portugueses na economia sem paralelo nos últimos 20 anos. O BPN, curiosamente, foi um banco que nasceu, tal como o conhecemos, já com Oliveira Costa no leme, há uns 20 anos também. Nessa altura, o clima vivido na economia era igualmente de euforia. Tinha terminado a década de Cavaco Silva no governo – onde Oliveira Costa pontificava como o todo-poderoso secretário de Estado dos Assuntos Fiscais –, António Guterres liderava o novo governo socialista, estávamos a pouco de entrar para o euro e gastava-se como nunca em casa própria, férias lá fora várias vezes ao ano e num parque automóvel de luxo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.