Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
10 de setembro de 2020 às 05:30

O Governo quer combater a corrupção?

A colaboração premiada só será eficaz se for possível ainda na fase de investigação, que é o momento decisivo de aquisição da prova. E também aí ela não fica apenas nas mãos de procuradores e polícias. Deve passar pelo crivo do juiz de instrução

O Ministério da Justiça pôs em discussão pública aquilo a que chama Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, um documento centrado essencialmente na prevenção e deixando para a repressão deste crime "apenas alguns ajustes" aos mecanismos legais já existentes em Portugal. Estamos a falar sobretudo na dispensa e atenuação da pena, bem como na suspensão provisória do processo, figuras do chamado direito premial que permitem dar três tipos de contrapartida aos arguidos que colaborem com a justiça.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.