Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
10 de setembro de 2020 às 05:30

O Governo quer combater a corrupção?

A colaboração premiada só será eficaz se for possível ainda na fase de investigação, que é o momento decisivo de aquisição da prova. E também aí ela não fica apenas nas mãos de procuradores e polícias. Deve passar pelo crivo do juiz de instrução

O Ministério da Justiça pôs em discussão pública aquilo a que chama Estratégia Nacional de Combate à Corrupção, um documento centrado essencialmente na prevenção e deixando para a repressão deste crime "apenas alguns ajustes" aos mecanismos legais já existentes em Portugal. Estamos a falar sobretudo na dispensa e atenuação da pena, bem como na suspensão provisória do processo, figuras do chamado direito premial que permitem dar três tipos de contrapartida aos arguidos que colaborem com a justiça.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?