Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
11 de novembro de 2021 às 08:00

Novos casos, velha corrupção

Nestes 30 anos, os processos não têm parado. Há corrupção nos militares, nos hospitais, nos tribunais, na segurança social, fundos comunitários, transportes, ambiente. Há corrupção nas rendas do Estado e nas barragens. E isso, não tenhamos ilusões, não vai parar. Os casos serão sempre novos, mas a corrupção já muito velha.

A convergência entre um novo ciclo de desinvestimento em estruturas do Ministério Público, como o DCIAP, e outro caso de corrupção que atinge um dos mais importantes poderes do Estado, as Forças Armadas, volta a desmentir os que defendem que este crime é, mais ou menos, uma irrelevância em Portugal. Os negacionistas da corrupção endémica, fortemente instalados nos partidos centrais do exercício do poder, como o PS e o PSD, voltam a sofrer um forte revés com a investigação à tropa de elite que andou em missões internacionais, em nome do Estado português, a traficar diamantes e droga.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.