Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
10 de maio de 2017 às 07:00

Macron e a maioria quase silenciosa

Os números não enganam. Macron ganhou as eleições francesas, mas tem sobre si o peso imenso de uma maioria de descontentes. Dos 10,6 milhões que votaram em Marine Le Pen aos quase 17 milhões que se distribuíram pela abstenção e pelos votos nulos e brancos

Os números são expressivos e não enganam. Macron ganhou com 20,8 milhões de votos contra os 10,6 milhões de Marine Le Pen. Ganhou bem e com forte legitimidade política para governar. Mas o voto de protesto contra o regime construído por socialistas e pela direita gaulista não pode ser escamoteado. Le Pen teve o dobro dos votos obtidos pelo pai contra Chirac, em 2002, Macron teve menos seis milhões de votos do que este ex-Presidente e, agora, a abstenção, os votos brancos e nulos somaram quase 17 milhões. Na verdade, Macron ganhou – e ainda bem! – mas tem sobre si a pressão de uma enorme tenaz que numa ponta tem o crescimento imparável da Frente Nacional e na outra o imenso exército de deserdados, descontentes e excluídos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos editorial 680
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.