Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
07 de julho de 2016 às 11:47

A velha doença do Ministério Público

A doença crónica voltou ao Ministério Público (MP). A falta de procuradores é uma velha questão que ciclicamente se coloca. Foi uma das grandes armas do poder político para manter a actuação do MP controlada

A doença crónica voltou ao Ministério Público (MP). A falta de procuradores é uma velha questão que ciclicamente se coloca. Foi uma das grandes armas do poder político para manter a actuação do MP controlada. Vivíamos no País em que quase todos os desejos dos pobres estavam criminalizados, como diria Celine, e, por isso, o MP tinha tanto trabalho nos fundos da pirâmide social e económica que não chegava à bolsa dos mais ricos, recheada de fundos comunitários desviados, fraudes na banca e outros assaltos de colarinho branco. Isto, a par de uma lei com subtilezas que impediam ou não sancionavam esses crimes.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.