Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
16 de junho de 2016 às 08:00

Pântano milionário

A Caixa Geral de Depósitos está transformada no grande pântano financeiro e político do regime. Décadas a fio as elites políticas e financeiras do PSD, PS e CDS dominaram o banco público

Emprestaram dinheiro a quem quiseram, empregaram família e amigos, fizeram da Caixa a maior vaca leiteira da economia pública controlada pelo imperador sentado em São Bento. Enquanto a economia sustentada por fundos comunitários foi aguentando não veio mal ao mundo. O inferno chegou em 2004: quando a mistura explosiva entre um saque descontrolado, um forte sentimento de impunidade e a crise empurraram a CGD para o pântano financeiro total.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.