Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
28 de setembro de 2017 às 05:30

A questão catalã de Maragall a Rajoy

Mariano Rajoy está a alargar o campo favorável à independência da Catalunha, que há 10 anos não ultrapassava os 20 e poucos por cento, mas agora, à beira do referendo, se aproxima velozmente dos 45 a 48%

Num punhado de dias, Mariano Rajoy arrisca-se a pulverizar o largo consenso que há muito existia na sociedade catalã sobre o independentismo e que se resumia basicamente a uma ideia: faz parte de nós mas estamos bem com a autonomia que temos. Ao impor uma lógica de repressão legal, securitária e institucional, Rajoy está a alargar o campo favorável à independência, que há 10 anos não ultrapassava os 20 e poucos por cento mas que chegou à beira deste referendo já perto dos 45 a 48%. Com a repressão dos últimos dias tudo é possível.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.