Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
21 de setembro de 2017 às 05:00

Costa e Passos a caminho do lixo

De quem é, afinal, o mérito da saída de Portugal do lixo? O único mérito que se encontra é tão só o dos portugueses e das empresas que aguentaram estoicamente a iminência da bancarrota e o colossal aumento de impostos

Portugal saiu do lixo para uma das agências financeiras que avalia a confiança que os mercados devem ter na dívida pública e, por tabela, na economia nacional. Isso é uma grande notícia para Portugal. Ela marca simbolicamente o fim de uma era profundamente negativa para a economia e para a sociedade portuguesa, muito mais do que a tal "saída limpa" do período de assistência financeira da troika. Espera-se que outras agências venham a seguir o mesmo caminho e que os juros da dívida não continuem a ser um fortíssimo garrote sobre o nosso pescoço colectivo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos editorial
Editorial

Salazar ainda vai ter de esperar

O regresso de Ventura ao modo agressivo não é um episódio. É pensado e planeado e é o trilho de sobrevivência e eventual crescimento numa travessia que pode ser mais longa do que o antecipado. E que o desejado. Por isso, vai invocar muitos salazares até lá.