Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
22 de setembro de 2016 às 08:00

A devassa selectiva

Os processos de crime económico estão cheios de gente que empresta milhões mas não sabe justificar porquê. Uma estranha amnésia com grave efeito patrimonial

Os processos de crime económico estão cheios de gente que empresta milhões mas não sabe justificar porquê. Uma estranha amnésia com grave efeito patrimonial. Gente que faz transitar milhões alheios pelas suas contas com ordens de depósito em branco. Que deixa os milhões alheios a repousar nas suas contas e também não sabe justificar pagamentos a terceiros que, supostamente, nem conhecem bem. Esses processos estão também cheios de outros fenómenos enigmáticos. Há quem tenha dinheiro em contas de amigos, mas, ao contrário de Sócrates e Santos Silva, que têm uma amizade filial, salvaguarde a propriedade em procurações blindadas, não vá o diabo tecê-las. Essa é a realidade da maioria dos processos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.