Sábado – Pense por si

Eduardo Dâmaso
Eduardo Dâmaso
29 de setembro de 2016 às 08:00

As leis virtuosas

Quando se discutem temas como o segredo de justiça ou a colaboração premiada para criminosos que entreguem outros criminosos à justiça, logo surgem umas quantas vozes indignadas, alegando que há uma regressão medieval em matéria de Estado de Direito

Quando se discutem temas como o segredo de justiça ou a colaboração premiada para criminosos que entreguem outros criminosos à justiça, logo surgem umas quantas vozes indignadas, alegando que há uma regressão medieval em matéria de Estado de Direito. Em regra, são advogados que entram nesse debate, omitindo que defendem arguidos envolvidos nos casos em torno dos quais é suscitada a discussão. Também entram colunistas de imprensa, omitindo sempre que são testemunhas abonatórias dos ditos arguidos em todo o tipo de processos que estes metem contra jornalistas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.