Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
20 de setembro de 2023 às 20:00

Um Governo de pensos rápidos

Ser capaz de ganhar eleições e manter o poder não é o mesmo que ser um bom primeiro-ministro. António Costa tem sido capaz de governar ao sabor da corrente, gerindo o dia a dia e encontrando soluções que não são mais do que pensos rápidos - mas não resolvem problemas de fundo.

António Costa é, indiscutivelmente, um dos mais hábeis políticos da história da democracia portuguesa. As suas vitórias eleitorais na câmara de Lisboa e como secretário-geral do Partido Socialista demonstram-no. Já liquidou e anulou inimigos internos, venceu adversários externos - quando não o conseguiu fez um acordo à esquerda que o levou ao poder após ter perdido as eleições - e criou as condições para que aqueles que ambicionam o seu lugar ardam em lume brando. Fê-lo, por exemplo, ao dar uma excessiva importância política ao Chega: ao mesmo tempo que galvanizava a esquerda, fingindo combatê-lo, limitava a ação de Rui Rio e de Luís Montenegro que nunca souberam como lidar com a situação.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1012

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.