Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
27 de setembro de 2023 às 20:00

O choque da realidade

Para todos aqueles que acham que o drama da imigração através do Mediterrâneo se resolve com uma política de braços abertos e gestos magnânimos de solidariedade, eis que surge a realidade nua e crua de Lampedusa.

É inevitável, o mundo não é perfeito, as decisões não são perfeitas e a realidade impõe-se sempre, quer queiramos quer não. É assim e pronto. Em termos pessoais e também em termos coletivos, independentemente das agendas mais na moda. O Reino Unido adiou de 2030 para 2035 as metas de redução de emissões de gases de estufa, ou seja, Rishi Sunak percebeu que os custos da transição energética para as empresas, para as famílias e para o país são muito elevados, e não se trata apenas de obrigar à compra de carros elétricos e de bombas de calor para melhorar a eficiência energética das casas. É também a possibilidade, tal como aconteceu com a Alemanha e o travão ao fim da energia nuclear, de se perder o comboio da liderança. Resumindo: é a realidade a impor-se num mundo a várias velocidades não só em termos do combate às alterações climáticas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1013

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.