Sábado – Pense por si

Nuno Tiago Pinto
Nuno Tiago Pinto
13 de março de 2024 às 18:00

Pôr o País em primeiro lugar

Nenhum país está imune ao populismo. Mas se os problemas das populações forem sendo resolvidos, se as pessoas tiverem esperança, se o fosso entre o “nós” e o “eles” for tapado ou reduzido e o elevador social voltar a funcionar, talvez seja possível retirar o combustível da fogueira que o alimenta.

Terminada a campanha eleitoral é hora de os responsáveis partidários assumirem as suas responsabilidades e porem o País à frente dos interesses partidários. A Luís Montenegro, como líder da coligação mais votada, caberá formar governo minoritário e, nessa qualidade, procurar as soluções necessárias que assegurem a estabilidade do País e a resolução dos problemas que os portugueses enfrentam no dia a dia, da saúde à educação, da justiça à habitação, do emprego às pensões, etc. Isso pressupõe encontrar consensos e negociar com as várias forças parlamentares, sejam elas quais forem, porque todas tem a legitimidade democrática conferida pelo voto.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.