Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues
Carlos Rodrigues Diretor-Geral Editorial
09 de abril de 2025 às 23:00

O escrutínio democrático

A democracia tem a obrigação de se defender, escrutinando todos aqueles que ambicionam, lutam e, no fim, eventualmente conquistam posições de poder.

A vertigem política criada pela empresa do primeiro-ministro arrasou tudo à sua volta. Em menos de um mês o País fez o percurso entre as primeiras revelações sobre o caso e a marcação de eleições legislativas antecipadas. Um Governo que já tinha resistido à apresentação do seu programa, a um Orçamento do Estado, a um par de moções de censura e a um conjunto de reivindicações laborais que já vinham de trás e às quais teve de dar resposta imediata, esse governo resistente sucumbiu surpreendentemente à Spinumviva e aos seus efeitos de choque.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1093
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.