Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
22 de novembro de 2023 às 20:00

As cogitações perigosas dos Srs. juízes

A decisão condenatória pelo Tribunal da Relação de Lisboa de dois jornalistas, Carlos Rodrigues Lima e Henrique Machado, pelo crime de violação do segredo de justiça é um ato atentatório da liberdade de informação, tal como foi toda a investigação deste caso.

A recente decisão condenatória pelo Tribunal da Relação de Lisboa de dois jornalistas, Carlos Rodrigues Lima e Henrique Machado, pelo crime de violação do segredo de justiça é um ato atentatório da liberdade de informação, tal como já foi toda a investigação deste caso que incluiu vigilâncias encobertas e filmagens da PSP a repórteres e até a devassa da vida financeira de um deles que o Ministério Público via, sem qualquer facto palpável no inquérito, como potencial corruptor de fontes de informação. Depois de inocentados num tribunal da primeira instância com a fundamentação de que o trabalho tinha um óbvio interesse público, três juízes da Relação de Lisboa – Maria Margarida Almeida, Rui Teixeira e Ana Paramés – vieram agora justificar a condenação usando várias "cogitações" que têm de ser tornadas públicas.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro