Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
11 de setembro de 2024 às 18:00

A crise dos professores, também no privado

O problema veio para ficar devido à ausência de políticas educativas responsáveis no recrutamento e valorização dos docentes. E isto é algo que tem um réu bem conhecido: as políticas educativas do bloco central formado por PS e PSD.

Agora que o novo ano letivo está a começar - e como era previsível -, volta a questão da falta de professores e de muitos milhares de alunos sem aulas. As notícias sobre o tema vão arrastar-se nas próximas semanas ou meses e vamos todos ouvir que o Governo está a tratar de vez do assunto. Dirão que até já há antigos professores com 70 e mais anos a oferecerem-se para voltar ao ensino, que o regime das colocações vai mudar, que vai abrir um concurso extraordinário, que vão acabar ou ser limitadas as requisições de docentes para outros serviços e outras tantas medidas louváveis que na realidade não são nada de novo.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Tópicos Editorial 1063
Editorial

Só sabemos que não sabemos

Esta ignorância velha e arrastada é o estado a que chegámos, mas agora encontrou um escape. É preciso que a concorrência comece a saber mais qualquer coisa, ou acabamos todos cidadãos perdidos num qualquer festival de hambúrgueres