Sábado – Pense por si

António José Vilela
António José Vilela
24 de julho de 2024 às 18:00

A avaliação sempre foi uma boa conselheira

Testes de aferição depois do fim das aulas e classificações com frases do género “o aluno (não) conseguiu, mas…” só serviram para desvalorizar as provas de Matemática e Português. E não tem de ser assim quando se quer melhorar a Escola Pública.

Um passinho pequeno à frente." Foi assim que Filinto Lima, que preside à Associação Nacional de Diretores de Agrupamentos e Escolas Públicas, resumiu ao jornal Público de forma eficaz as mudanças que o Governo introduziu para o próximo ano letivo, por exemplo, nas provas de "monitorização de aprendizagem". Na realidade, a mudança (?) de nome de aferição para monitorização poderá dizer quase nada a pais e alunos, que já incorporaram há muito que as provas – sejam do 2º, 5º e 8º ou agora para o 4º e 6º anos letivos – valem muito pouco porque não contam simplesmente para a nota.

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