Sábado – Pense por si

Dulce Garcia
Dulce Garcia Sub-Directora da SÁBADO
01 de setembro de 2016 às 08:00

Setembro,o mês ideal para adiar o futuro

No dia em que este editorial está a ser escrito, 30 de Agosto, nenhuma lista [de colocação de professores] foi ainda divulgada (...). Claro que um só ministro não consegue mudar todo o sistema, mas convinha começar a pôr as coisas nos eixos e a pontualidade é um bom início de conversa

Miguel Torga que perdoe mas é duvidosa a primeira frase do seu poema Perenidade: "Nada no mundo se repete." O processo de colocação de professores no arranque de mais um ano lectivo desmente-o. Na verdade, parece um disco repetido até à exaustão. Muitas escolas e sindicatos de professores vêm reclamando, ano após ano, que os concursos de colocação de docentes sejam antecipados para o início de Agosto. Desta forma, defendem, não só ficaria salvaguardado o supremo interesse dos alunos, que iniciariam as aulas num ambiente mais organizado, como se facilitaria a rotina dos professores, não raras vezes obrigados a mudar de vida em cinco dias para poderem ocupar o lugar que lhes coube em sorte.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

A Ucrânia não ficará sozinha

Zelensky vê na integração na UE uma espécie de garantia de segurança, ainda que não compense a não entrada na NATO. É possível sonhar com um cessar-fogo capaz de evitar uma futura terceira invasão russa da Ucrânia (agora para Odessa e talvez Kiev, rumo às paredes da frente Leste da UE)? Nunca num cenário de concessão do resto do Donbass. O invadido a oferecer, pela negociação, ao invasor o que este não foi capaz de conquistar no terreno? Não pode ser. Aberração diplomática que o fraco mediador Trump tenta impor aos ucranianos.