Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
14 de maio de 2020 às 07:00

Sorria, está infetado

Um dia destes, André Ventura ainda vai propor a adesão voluntária a uma aplicação que detete ciganos nas redondezas. E ninguém vai achar estranho. Aos poucos, vamos perdendo cada vez mais liberdade. Não foi necessário um assalto, porque estamos a entregá-la, como hoje se faz questão de dizer, voluntariamente

Não há por aí nenhuma alminha que já não tenha passado por aquela coincidência entre as sugestões dadas pelo Facebook e o site que, minutos antes, consultou. Aparentemente, tudo se resume a esse perigoso tipo árabe chamado "algoritmo", que consegue ir ao encontro das nossas necessidades, gostos, preferências e apetites (até os mais exóticos). O facto de termos o tal "cidadão" a monitorizar as nossas vidas já não inquieta, porque entrou no domínio da normalidade (novamente, este arreliador conceito).

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

O preço incerto

A lógica da televisão, de facto, não é o seu forte. Se fosse, a escritora Isabela Figueiredo saberia que O Preço Certo é uma âncora inestimável para prender as audiências e carreá-las até ao Telejornal. Qualquer director de programas, em qualquer canal português, daria um dedo para ter tais queijos e enchidos.