Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
16 de julho de 2021 às 18:00

Os intocáveis

Se há promessa constantemente incumprida é a do acabar com a impunidade, apesar de todas as proclamações públicas de que a “impunidade acabou”. Ora, acabar com a impunidade seria condenar o País à falência. Por isso, é que não acabou.

O SOUNDBYTE É RECORRENTE: SEMPRE QUE UM QUALQUER FIGURAÇO da praça é detido, pronunciado para julgamento ou condenado (raramente) aparecem meia dúzia de ululantes comentadores e políticos a proclamar: “Já não há intocáveis.” O facto de, nos últimos anos, a frase ter sido repetida várias vezes só demonstra o contrário: há sempre intocáveis, porque por cada um que cai outro toma-lhe o lugar.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.