Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
02 de julho de 2021 às 14:00

O regresso de um militar à Presidência

Tal como em novembro de 1975, um militar emerge como a grande referência do País. Gouveia e Melo é assertivo e eficaz, contrariando a habitual ineficácia e incompetência do Estado. Faltam cinco anos para as próximas eleições Presidenciais.

Enquanto o presidente da assembleia da república apela a uma invasão portuguesa de Sevilha e o Presidente da República comenta, ao intervalo e no fim do jogo, o xadrez tático da seleção nacional, o vice-almirante Gouveia e Melo ainda nos vai dando alguma esperança no futuro disto tudo. Não é fácil e Gouveia e Melo sabe-o. Até porque, "este País levava anos a endireitar", como o próprio declarou ao jornal Sol, desconhecendo, como é óbvio, à data da entrevista, as principais preocupações das mais altas figuras do Estado.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Panorama

Perto das pessoas e das comunidades

Os municípios portugueses têm tido um papel fulcral na promoção da saúde, do bem-estar e da inclusão. E é justamente neste âmbito que se destaca o contributo que a psicologia como ciência e profissão pode dar no cumprimento e na otimização dessa missão. 

Um Presidente sem dimensão

O discurso de Donald Trump na AG da ONU foi um insulto às Nações Unidas, uma humilhação para Guterres, uma carta aberta a determinar a derrotada da Ordem Internacional Liberal, baseada no sistema onusiano. Demasiado mau para passar em claro, demasiado óbvio para fingirmos que não vimos.