Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
30 de julho de 2020 às 07:00

De Michael Porter a Harry Potter

António Costa e Silva não é bruxo mas parece, porque vive num País que nunca pensou a longo prazo. Tal como no passado, os 50 mil milhões da Europa correm um sério risco de serem canalizados para meia dúzia de bolsos e não para o interesse comum

António Costa Silva deve ser, genuinamente, boa pessoa. Porque só alguém assim diria, depois de apresentar o relatórioVisão estratégica para o plano de recuperação económica e social de Portugal 2020-2030, que, neste País, existe uma tradição de arrumar os "planos na gaveta" sem lhes dar a devida concretização. Para sorte do autor, o novo plano não terá o mesmo destino do relatório Michael Porter, Construir as Vantagens Competitivas de Portugal, uma vez que a Internet o deixará bem vivo e não apenas ao cuidado de uma biblioteca ou de um alfarrabista.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
No país emerso

Por que sou mandatária de Jorge Pinto

Já muito se refletiu sobre a falta de incentivos para “os bons” irem para a política: as horas são longas, a responsabilidade é imensa, o escrutínio é severo e a remuneração está longe de compensar as dores de cabeça. O cenário é bem mais apelativo para os populistas e para os oportunistas, como está à vista de toda a gente.