Sábado – Pense por si

Carlos Rodrigues Lima
Carlos Rodrigues Lima Grande Repórter
17 de dezembro de 2021 às 14:00

A melhor estratégia é fazer o óbvio

Enquanto o Governo nos quer convencer de que a melhor forma de combater a corrupção passa pela evangelização das crianças, a Polícia Judiciária foi atrás de João Rendeiro e prendeu-o. E não foi preciso chamar um vice-almirante.

A luta contra a corrupção é como o combate às alterações climáticas: não é para se fazer, é para se ir fazendo, atendendo às especificidade do problema, procurando consensos, federando vontades, construindo pontes de entendimento, enfim, protelando, fazendo de conta de que, de facto, se está a caminhar para uma mudança enquanto se mantém tudo na mesma. Em vez de um Dia Internacional Contra a Corrupção (9 de dezembro), o mundo deveria, isso sim, assinalar o Dia Internacional da Corrupção, celebrando um ato banal no quotidiano dos negócios, política, futebol, etc.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?