Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
15 de janeiro de 2025 às 23:00

Um movimento interno

Vivemos num tempo em que a dignidade parece um luxo, uma coisa obsoleta, como usar lenços de pano ou arranjar as solas dos sapatos. Já ninguém quer saber, porque há opções mais fáceis e rápidas. O importante é ganhar, aparecer, e sobretudo estar certo.

A DIGNIDADE é uma palavra que não me parece que tenha o crédito que merece. Ao contrário do que se possa pensar, a dignidade não tem nada a ver com orgulho nem com heroísmos. Não é coisa para se esfregar na cara dos outros nem para levar a votos. É uma coisa mais íntima, quase invisível, como as partículas que flutuam no ar quando há um raio de sol a atravessar a sala. Está lá, quieta, a sussurrar-nos que ainda somos inteiros, mesmo quando o mundo nos tenta dobrar ao meio. Vivemos num tempo em que a dignidade parece um luxo, uma coisa obsoleta, como usar lenços de pano ou arranjar as solas dos sapatos.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
GLOBAL E LOCAL

A Ucrânia somos nós (I)

É tempo de clarificação e de explicarmos às opiniões públicas europeias que sem Segurança não continuaremos a ter Liberdade. A violação do espaço aéreo polaco por parte da Rússia, com 19 drones, foi o episódio mais grave da história da NATO. Temos de parar de desvalorizar a ameaça russa. Temos de parar de fazer, mesmo que sem intenção, de idiotas úteis do Kremlin. Se não formos capazes de ajudar a Ucrânia a resistir, a passada imperial russa entrará pelo espaço NATO e UE dentro