Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
21 de dezembro de 2023 às 08:00

O Porto é um país

O Porto tem virtudes, tem defeitos, tem amores e desamores, tem tudo o que uma cidade quer ter dentro de si. Podem ir turistas, podem mudar presidentes de câmara, podem ganhar ou perder no futebol, podem fazer o que quiserem que a cidade já lá estava antes de tudo, e vai continuar depois de nós. Uma cidade não é o que se vê no mapa.

UMA PESSOA PODE DAR as voltas que quiser, andar de cima a baixo, correr para os lados, pode até seguir desembestado na diagonal, mas nunca vai encontrar o Porto em mais lado nenhum. O Porto é no Porto e com sorte é um bocadinho onde quem é do Porto estiver de passagem. É gente que recebe com mais braços do que aqueles que tem, e que quando abraça, abraça para agarrar, para que uma pessoa tão cedo não se esqueça de onde veio a força daquele aperto. Já se disse muito sobre o Porto, mas parece-me sempre pouco de cada vez que lá volto. O Porto ensina-nos a todos uma coisa que feita por ele quase parece fácil: ensina-nos a genuinidade com que se deve receber alguém. Não há cerimónias na linguagem, no trato, na despesa que se tem com afectos. Quando alguém é amado pelo Porto, é uma boa oportunidade para se sentir especial.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Ajuizando

Arte redentora

Estudos recentes demonstram que atividades artísticas – como desenho, pintura, escultura ou colagem – não só promovem a expressão emocional e a catarse, como induzem estados de relaxamento que reduzem os níveis de cortisol.