Sábado – Pense por si

Bruno Nogueira
Bruno Nogueira Humorista
18 de maio de 2023 às 08:00

Fumar mata, mas o paternalismo mói

Uma pessoa obesa, que alimente os filhos com comidas que criam vícios alimentares perigosos, está não só a matar-se a si própria, como está a dar ferramentas aos filhos para que sigam o mesmo caminho. Se isso faz pior do que fumar à porta de um restaurante? Diria que sim. Ainda assim não carece de lei, carece de educação

NÃO SEI SE JÁ perceberam, mas fumar mata. É possível que vos tenha escapado a informação, porque vem escrita em letras muito pequeninas nos maços de tabaco. Também costumam pôr umas fotografias, mas é preciso estar mesmo muito atento, porque eles escondem-nas num cantinho da embalagem de maneira a que as imagens de pessoas a morrer sejam discretas. Mas, lá está, mata. Mata quem fuma, mas pode acontecer que também incomode quem leva com o fumo. Chama-se “fumador passivo”, uma vez que não tem o cigarro na boca, mas tem o fumo na cara. O fumador passivo, perante a falta de noção do fumador activo, tem sempre a possibilidade de reclamar ou agir. Imagine-se que um homem começa a fazer uma fogueira, e levamos com o fumo na cara. Podemos ficar imóveis a inalar o fumo, ou fazer alguma coisa quanto a isso. Chama-se “lidar com situações adversas no dia-a-dia”, e vem no capítulo 2 do livro “Viver em sociedade”.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cuidados intensivos

Loucuras de Verão

Até porque os primeiros impulsos enganam. Que o diga o New York Times, obrigado a fazer uma correcção à foto de uma criança subnutrida nos braços da sua mãe. O nome é Mohammed Zakaria al-Mutawaq e, segundo a errata do jornal, nasceu com problemas neurológicos e musculares.

As 10 lições de Zaluzhny (I)

O poder não se mede em tanques ou mísseis: mede-se em espírito. A reflexão, com a assinatura do general Zaluzhny, tem uma conclusão tremenda: se a paz falhar, apenas aqueles que aprendem rápido sobreviverão. Nós, europeus aliados da Ucrânia, temos de nos apressar: só com um novo plano de mobilidade militar conseguiríamos responder em tempo eficaz a um cenário de uma confrontação direta com a Rússia.

Férias no Alentejo

Trazemos-lhe um guia para aproveitar o melhor do Alentejo litoral. E ainda: um negócio fraudulento com vistos gold que envolveu 10 milhões de euros e uma entrevista ao filósofo José Gil.