Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
18 de fevereiro de 2019 às 09:00

O curioso (e raro) caso das legendas

Quando proibiu a dobragem de filmes estrangeiros, Salazar não estava a pensar na melhoria do inglês dos portugueses, mas esse seria o principal impacto anos mais tarde, confirma um estudo. Mas nem sempre os impactos imprevistos das políticas públicas são uma boa surpresa

Por que razão as pessoas de um País mais pobre e com provavelmente o maior atraso educacional da Europa Ocidental falam melhor inglês do que as pessoas de países mais ricos e avançados na educação? Um estudo recente parece confirmar uma das explicações que já imaginávamos para o facto de falarmos melhor espanhol do que os espanhóis: as legendas na televisão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais

O resort mais rico e fechado

Não foi fácil, mas desvendamos-lhe os segredos do condomínio mais luxuoso de Portugal - o Costa Terra, em Melides. Conheça os candidatos autárquicos do Chega e ainda os últimos petiscos para aproveitar o calor.

Cuidados intensivos

Regresso ao futuro

Imaginemos que Zelensky, entre a espada e a parede, aceitava ceder os territórios a troco de uma ilusão de segurança. Alguém acredita que a Rússia, depois de recompor o seu exército, ficaria saciada com a parcela da Ucrânia que lhe foi servida de bandeja?