Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
18 de fevereiro de 2019 às 09:00

O curioso (e raro) caso das legendas

Quando proibiu a dobragem de filmes estrangeiros, Salazar não estava a pensar na melhoria do inglês dos portugueses, mas esse seria o principal impacto anos mais tarde, confirma um estudo. Mas nem sempre os impactos imprevistos das políticas públicas são uma boa surpresa

Por que razão as pessoas de um País mais pobre e com provavelmente o maior atraso educacional da Europa Ocidental falam melhor inglês do que as pessoas de países mais ricos e avançados na educação? Um estudo recente parece confirmar uma das explicações que já imaginávamos para o facto de falarmos melhor espanhol do que os espanhóis: as legendas na televisão.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Bons costumes

Um Nobel de espinhos

Seria bom que Maria Corina – à frente de uma coligação heteróclita que tenta derrubar o regime instaurado por Nicolás Maduro, em 1999, e herdado por Nicolás Maduro em 2013 – tivesse melhor sorte do que outras premiadas com o Nobel da Paz.

Justa Causa

Gaza, o comboio e o vazio existencial

“S” sentiu que aquele era o instante de glória que esperava. Subiu a uma carruagem, ergueu os braços em triunfo e, no segundo seguinte, o choque elétrico atravessou-lhe o corpo. Os camaradas de protesto, os mesmos que minutos antes gritavam palavras de ordem sobre solidariedade e justiça, recuaram. Uns fugiram, outros filmaram.