Sábado – Pense por si

Bruno Faria Lopes
Bruno Faria Lopes Jornalista
02 de abril de 2018 às 09:00

Costa, o mais bruxelista do que Bruxelas

No Portugal pós-crise seria impossível ter um Governo que chegasse tão longe como este em matéria orçamental. A conjuntura económica é crucial – mas que o PS esteja a caminho de vaporizar o défice numa aliança com o PCP e o BE é um facto extraordinário da política portuguesa.

A "situação" política está curiosa. Há um Governo socialista apoiado por um PCP antieuropeísta e pelo Bloco, que bate sucessivamente e por larga distância as metas do défice orçamental – para usar a linguagem de Jerónimo de Sousa, um Governo mais bruxelista do que Bruxelas. Depois há o partido líder da oposição, o PSD, que elogia o défice do ano anterior conseguido pelo Governo, enquanto os partidos que apoiam esse mesmo Governo criticam o resultado. Se um défice mau causa rupturas na política, um défice demasiado bom também parece gerar turbulência – mesmo que os papéis tradicionais estejam trocados.

Para continuar a ler
Já tem conta? Faça login

Assinatura Digital SÁBADO GRÁTIS
durante 2 anos, para jovens dos 15 aos 18 anos.

Saber Mais
Cyber Crónicas

É urgente reconhecer a polícia

O descontentamento que se vive dentro da Polícia de Segurança Pública resulta de décadas de acumulação de fragilidades estruturais: salários de entrada pouco acima do mínimo nacional, suplementos que não refletem o risco real da função, instalações degradadas e falta de meios operacionais.